Notícia

Vinho português será promovido em 12 cidades brasileiras

Portugal Global/Infovini | 17-07-2012 | Geral, Economia
A partir do próximo dia 30 de Julho e até 6 de Setembro, a Viniportugal vai percorrer as principais cidades brasileiras a promover o vinho português.
Trata-se de uma iniciativa promove um plano de formação no Brasil, dirigido a profissionais do sector e a jornalistas daquele país.

Serão realizadas 24 sessões de formação sobre os Vinhos de Portugal, para profissionais das áreas “on trade” (restaurantes, bares, hotéis) e “off trade” (supermercados e lojas). A primeira sessão está agendada para o próximo dia 30, no Rio de Janeiro, seguindo-se Niterói, São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza. As sessões serão dirigidas por Nuno Pires, director da Essência do Vinho Brasil, e Rui Falcão, crítico de vinhos e colaborador da revista WINE-A Essência do Vinho.

Os dois especialistas vão também orientar seis jantares de harmonização com vinhos portugueses, em conceituados restaurantes de Ribeirão Preto, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Muito focados em jornalistas e líderes de opinião, o objetivo principal destes jantares é o de comprovar a versatilidade de acompanhamento gastronómico que a generalidade dos vinhos portugueses possui.

Portugal exportou mais de oito milhões de litros para o Brasil em 2011, o que faz daquele país o quarto principal destino das exportações de vinhos português, em valor, num ranking liderado por Angola, seguindo-se o Reino Unido e a França.

Cerca de 6,6% do total de valor de vinho português exportado teve como destino o Brasil.

Portugal surge igualmente na quarta posição entre os vinhos importados pelo Brasil, atrás dos vizinhos Chile e Argentina e de Itália.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.