O jornalista americano Doug Frost estará em Portugal na próxima semana para fazer a escolha.
Os 50 melhores vinhos a caminho dos EUA
Doug Frost, conceituado jornalista americano e uma das três pessoas no mundo a deter, simultaneamente, a qualificação de master of wine e master sommerlier, estará em Portugal na próxima semana para provar e selecionar os 50 melhores vinhos portugueses para os EUA.
O convite partiu da ViniPortugal, responsável pela iniciativa, no âmbito do seu plano de promoção dos vinhos nacionais no exterior.
Os EUA, que dentro de três a quatro anos serão o maior mercado consumidor de vinho, absorvem 2,5 milhões de euros anuais, um terço das receitas da ViniPortugal.
"É um mercado extremamente recetivo a novos produtos e estilos e tudo o que lá se passa tem impacto no resto do mundo", diz o presidente da ViniPortugal, explicando o potencial de crescimento.
Tradicionalmente, a associação costuma promover provas em Nova Iorque e na Califórnia, mas este ano houve uma incursão na Florida, com uma iniciativa em Miami. Previstas estão ainda ações de formação para profissionais de restauração nas três cidades. "À medida que vamos consolidando os mercados regionais vamos alargando a novos", diz Jorge Monteiro. Em 2013, a intenção é apostar em Chicago.
Quanto aos 50 Great Portuguese Wines para os EUA, serão dados a conhecer, em outubro, numa gala que decorrerá em Nova Iorque - este será o grande evento no mercado norte-americano no segundo semestre do ano. Em prova estão 500 vinhos candidatos a um lugar no Top 50.