Eleitos os 319 melhores vinhos portugueses
São 319 os melhores vinhos eleitos pelo crítico de vinhos, enólogo e jornalista, Aníbal Coutinho. O crítico presenteia, pelo terceiro ano consecutivo, os internautas visitantes do seu portal www.w-anibal.com com a edição do Guia Copo & Alma - Os Melhores Vinhos Portugueses.
As 319 sugestões do crítico surgem de uma selecção em prova cega, certificada pelo corpo técnico da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal (CVRPS), de mais de 600 vinhos de norte a sul de Portugal. O Guia repleto de notas de prova e informação vinícola fica, a partir de dia 24 de Dezembro, e durante um ano, disponível no
website.
A selecção seguiu a metodologia usada em todos os concursos internacionais homologados pela OIV - Organização Internacional da Vinha e do Vinho: a prova cega. Esta metodologia baseia-se na prova organoléptica de um painel de provadores (só o autor, neste caso) que classifica, numa escala pré-determinada, a qualidade dos estímulos que um determinado vinho provoca nos seus órgãos dos sentidos. A "cegueira" limita-se ao desconhecimento absoluto da roupagem dos vinhos que se provam. Normalmente é colocada uma manga opaca com uma codificação que associa essa amostra à respectiva marca e produtor, para efeitos de escalonamento das classificações, após a conclusão da prova.
Para melhor comparação entre as amostras, o ano de colheita e a região eram dados conhecidos. As sessões de prova dos mais de 600 vinhos representativos da gama alta de todos os produtores nacionais, contactados directamente ou através das respectivas Comissões Vitivinícolas, realizaram-se em Setembro e Outubro passados, na sala de provas da CVRPS, em Palmela.