Exportações de vinho do Porto para o Brasil abrandam
Desempenho das vendas para o mercado brasileiro em Outubro deixou os negócios de 2011 com sinal negativo, invertendo a tendência de crescimento de Setembro.
As vendas de vinho do Porto para o mercado brasileiro abrandaram em outubro, deixando as exportações acumuladas desde o início do ano num nível inferior ao dos primeiros dez meses do ano passado, de acordo com as últimas estatísticas do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).
De Janeiro a Outubro os produtores portugueses exportaram 4,2 milhões de euros de vinho do Porto para o Brasil, menos 5,9% que em igual período de 2010. Até Setembro as vendas somavam 3,95 milhões de euros, com um crescimento homólogo de 2,8%.
Apesar do abrandamento nas vendas em outubro, o Brasil conservou a 11ª posição entre os mercados que mais vinho do Porto consomem. A lista é liderada pela França, para onde foram expedidos até outubro 64,1 milhões de euros, menos 4,5% que no ano passado.
Portugal, com um consumo de 34,8 milhões de euros, é o segundo mercado do vinho do Porto, seguido da Holanda, com 32,6 milhões de euros. Entre os maiores destinos do produto estão ainda o Reino Unido, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Dinamarca e Espanha, de acordo com o IVDP.
No que respeita ao Brasil, assume um peso de 1,5% no total de vendas do vinho do Porto em 2011, que ascende a 272,4 milhões de euros e apresenta uma facturação 2,7% menor que a registada nos primeiros dez meses do ano passado.