20 adegas do Tejo aguardam visitas em família para vindimar
Produtores da região querem aproximar avós, pais, filhos e netos das tradições e da cultura do vinho.
As portas das adegas do Tejo voltam a abrir-se, nos dias 10 e 11 de Setembro, num fim-de-semana em que 20 produtores da Região convidam as famílias portuguesas, turistas e wine lovers a viverem a experiência das vindimas e a imergir nos valores da cultura do vinho.
A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), organizadora da iniciativa, revela que os produtores da Região querem reunir avós, pais, filhos e netos em torno das tradições do mundo do vinho, depois de na primeira edição do evento, em 2010, terem identificado que muitos dos seus grupos de visitantes cruzavam as diferentes gerações familiares.
“Os nossos produtores estão empenhados em proporcionar verdadeiros convívios em família aos mais de 2000 visitantes que esperamos e, nesse sentido, além das vindimas, do pisa a pé em lagar, das visitas às adegas e das provas de vinhos, enriqueceram o programa de actividades com passeios de charrete pela vinha, a cavalo e até passeios fluviais”, adianta José Pinto Gaspar, Presidente da CVR Tejo.
O mesmo responsável acrescenta que o sucesso do evento no ano passado, em que 15 produtores receberam mais de 1000 wine lovers, reforça e justifica o espírito da iniciativa, que tem como objectivo dar a conhecer de perto a magia, as tradições e as técnicas de um mundo que faz parte da cultura nacional.
“Queremos aproximar as pessoas do mundo dos vinhos e das suas actividades de uma forma pedagógica, pois sentimos que há muitas pessoas que, embora sejam consumidoras, estão muito distantes desta realidade que, inegavelmente, faz parte da cultura e das mais nobres tradições portuguesas”, explica.
Outra das novidades das ‘Portas Abertas do Tejo 2011’ prende-se com a possibilidade dos visitantes poderem adquirir vinhos nas lojas dos produtores, com descontos até 50%.
Refira-se que o sucesso nas vendas tem sido, aliás, um dos pontos fortes dos vinhos do Tejo no primeiro semestre de 2011.
De acordo com a CVR Tejo, conjugando as vendas nacionais com as exportações, os vinhos do Tejo registaram um crescimento global de 52% comparativamente ao mesmo período de 2010, o que torna esta Região vitivinícola na que mais cresceu em vendas a nível nacional.