Notícia

Porto acolhe o Congresso Mundial da Vinha e do Vinho

SIC/Lusa | 09-06-2011 | Geral, Outros
O Porto foi a cidade escolhida para acolher o 34.º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho e da 9.ª Assembleia Geral da OIV - Organização Internacional da Vinha e do Vinho, de 20 a 27 de junho, no Edifício da Alfândega.
O arquiteto Álvaro Siza Vieira, o economista Manuel de Novaes Cabral e o professor catedrático Fernando Sena Esteves são os responsáveis pela abertura do congresso, que terá Portugal como sede, pela segunda vez em 34 edições, depois de Lisboa ter recebido o evento, em 1998.

Siza Vieira, recentemente galardoado com o Prémio de Arquitetura do Douro 2010, com o projeto do armazém de envelhecimento de vinho desenhado para a Quinta do Portal, instalado entre as vinhas da paisagem classificada pela UNESCO, proferirá uma conferência subordinada ao tema "As Construções do Vinho".

Já Manuel de Novaes Cabral apresentará uma conferência sobre o "O Vinho na Construção dos Territórios", enquanto o professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto presidirá à conferência "A Ciência e o Vinho".

O Congresso OIV 2011, uma iniciativa de alcance internacional, será o polo de encontro de especialistas mundiais no Porto e terá como tema a "A Construção do Vinho -- Uma Conspiração de Saber e de Arte".

O tema principal subdivide-se nos subtemas "A construção de um vinho", "As construções para o vinho", "A construção das cidades do vinho" e "A construção dos mercados do vinho".

Esta iniciativa é organizada em Portugal pela Um Porto para o Mundo -- Associação para o Congresso OIV 2011, que reúne as seguintes instituições: Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P., Instituto da Vinha e do Vinho, I.P., Universidade do Porto, Câmara Municipal do Porto, Ordem dos Arquitetos -- Secção Regional Norte, Associação das Empresas do Vinho do Porto, Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações, ALABE -- Associação dos Laboratórios de Enologia, Associação de Turismo do Porto.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.