Prémio de Arquitectura do Douro para projecto de Siza na Quinta do Portal
O projecto de um armazém para envelhecimento e estágio de vinho na Quinta do Portal valeu a Álvaro Siza o Prémio Arquitectura do Douro, ontem entregue em Vila Real. O edifício, em Celeirós do Douro, Sabrosa, inclui uma valência turística. Menções honrosas para Quinta do Vallado e Capela de Travassos.
O novo armazém da Quinta do Portal foi construído de raiz junto a edificações mais antigas e inaugurado em Outubro de 2010. É revestido a xisto - "ainda há nesta terra quem trabalhe muito bem estes materiais", notou o arquitecto - e a cortiça aparente (idêntica à que Siza tinha usado, com Souto de Moura, no Pavilhão de Portugal em Hanôver 2000).
É um edifício com 80m de largura e 375m de comprimento composto por quatro pisos que integram zonas de armazenagem específicas para vinhos de mesa e vinhos do Porto e ainda uma sala de provas aberta ao público.
O júri da 6.ª edição do prémio atribuiu duas menções honrosas: à remodelação e ampliação da Quinta do Vallado, projectada por Francisco Vieira de Campos, e à Capela de Travassos, do arquitecto Paulo dos Santos Moura, ambas na Régua. No total, estavam em concurso 14 obras arquitectónicas durinenses.