Museu do Douro recebe menção honrosa
O Museu do Douro, com sede em Peso da Régua, recebeu uma menção honrosa nos Prémios Turismo de Portugal 2009 na categoria Novo Projecto Público.
Inaugurado em 14 de Dezembro de 2008, o museu integra a rede de núcleos museológicos da Região Demarcada do Douro, contribuindo para a promoção do destino turístico no mercado nacional e internacional.
Resultado da reabilitação do edifício da antiga Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro Vinhateiro, o museu tem como principais objectivos contribuir para a preservação do património cultural e natural da Região Demarcada do Douro, um tecido extremamente complexo que é agora dissecado através do princípio de Museu de Território.
Já com um ano de vida, o museu tem sabido manter uma permanente adaptabilidade a todas as circunstâncias e factos que interagem na região, procurando contribuir para a coesão que, quer a nível interno como externo, é vital para a afirmação da marca “Douro”.
Uma visita ao museu permite aprofundar o conhecimento sobre o Douro. As suas figuras, os seus trabalhadores, os seus poetas e escritores, os seus enólogos e agricultores, os seus pintores. Nessa visita tem-se a percepção da evolução de um território esculpido pela natureza e lapidado pelo Homem ao longo de séculos.
O museu desenvolve-se em torno de um espaço central (área de exposições) e dispõe de um restaurante, arquivo de biblioteca, sala de leitura e wine bar com vista para o rio Douro. Ao lado do edifício existe um bloco de arquitectura contemporânea revestido com painéis de xisto preto, onde se situa o serviço educativo do Museu. O conjunto constitui um pólo dinâmico de representação e de conhecimento do Douro, e do seu património histórico, cultural e natural.
O museu pode ser visitado de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, no inverno e entre as 10h00 e as 20h00, no Verão.