Jornalistas estrangeiros visitaram Região dos Vinhos do Tejo
Naquele que tem sido um ano de grandes conquistas para os Vinhos do Tejo, vários jornalistas russos e brasileiros visitaram a Região, numa acção de promoção enquadrada no projecto maior de promoção e internacionalização das produções vitivinícolas locais.
Organizada pela CVRTejo, a visita aconteceu no âmbito do programa OCM – Organização Comum do Mercado Vitivinícola -, no sentido de potenciar a competitividade dos vinhos da região bem como a sua presença e reconhecimento no mercado além-fronteiras.
O roteiro por terras do Tejo começou no final de Setembro (de 28 Setembro a 2 de Outubro), com a visita de 3 jornalistas russos da especialidade e 4 importadores. Quinta da Alorna, Fiuza & Bright, Casal Branco, Pinhal da Torre, Casal da Coelheira, Encosta do Sobral, Quinta da Lagoalva, Adega do Cartaxo e Vale d’Algares foram os produtores envolvidos nesta acção.
Para o mês de Novembro (de 10 a 13 de Novembro) ficou reservada a visita dos jornalistas brasileiros que tiveram a oportunidade de conhecer a região e os seus vinhos, numa iniciativa que contou com a participação dos produtores Quinta da Alorna, Casal Branco, Fiuza & Bright, Vale d’ Algares, Encosta do Sobral, Casal da Coelheira, S. A. João Barbosa, Quinta de Vale Fornos e Quinta da Ribeirinha.
As acções de promoção consistiram, essencialmente, em visitas às quintas e adegas dos produtores participantes, com provas e acções de degustação que representaram uma excelente oportunidade para dar a conhecer de perto os vinhos do Tejo, nas várias dimensões de origem, produção e formas de consumo.
As iniciativas no âmbito do programa OCM têm como objectivo reforçar a presença e a penetração dos vinhos da região, bem como incrementar o valor acrescentado gerado pelas exportações, posicionando-as tendencialmente em segmentos de preço médio, médio-alto e alto. Com todas as potencialidades vitivinícolas da região do Tejo, o objectivo é o reconhecimento dos vinhos como produtos de qualidade e com carácter diferenciador, originários de um país com notoriedade enquanto produtor.