Europa promove enoturismo
No passado dia 3 de Novembro no Parlamento Europeu foi assinada por um grupo de Eurodeputados de vários países a declaração para a proclamação do ano Europeu do Enoturismo.
Este acto foi formalizado durante o encontro entre os membros do Conselho de Administração da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho e os eurodeputados: Raul Romeva, do Grupo dos Verdes e Aliança Livre Europeia, Carlos Coelho e Rodi Kratza-Tsagaropoulou do Grupo do Partido Popular Europeu, Luís Manuel Capoulas Santos e Miguel Ángel Martínez Martínez do Grupo Aliança Progressista Socialista e Democratas, Giancarlo Scotta do Grupo Europa da Liberdade e Democracia.
A proclamação do Ano Europeu do Enoturismo conseguirá a difusão internacional do turismo do vinho em simultâneo no território europeu, posicionando este tipo de turismo como uma realidade única e múltipla em todos os estados membros da rede.
A iniciativa valorizará a realidade cultural e o património de cada um dos países, nomeadamente o que concerne à componente vitivinícola.
Durante o encontro os eurodeputados comprometeram-se a conseguir, nos próximos meses, o apoio dos seus respectivos grupos políticos com o objectivo desta declaração ser aprovada pelo parlamento e aceite pela Comissão.
Primeira Edição do Dia Europeu do Enoturismo
A AMPV é a entidade parceira em Portugal da RECEVIN, para a dinamização desta iniciativa e incentivou os municípios associados a aderirem. Apesar das contingências houve uma grande adesão e este dia foi celebrado nos municípios de Montijo, Sintra, Cartaxo, Santarém, Beja, Águeda, Melgaço, Ponte da Barca, Palmela e Mealhada, tendo ainda aderido à iniciativa a Rota dos Vinhos do Alvarinho e a Rota da Bairrada.
No dia 8 de Novembro foram realizadas provas de vinhos, workshops em associação com outros produtos regionais e visitas a casa agrícolas, o objectivo da instituição deste dia para promover e divulgar o vinho e a sua cultura, foi conseguido, e passará a ser celebrado anualmente de agora em diante no 2º Domingo de Novembro.